MANDIOCA - O pão da terra
Mandioca, aipim, macaxeira,uiapi, xagala, maNiva, vários termos para designar uma mesma espécie, grande fonte de carboidratos esse tubérculo esta presente na alimentação de mais de meio bilhão de pessoas em todo mundo. Nativa do Brasil, ela se espalhou pelo mundo com a chegada dos portugueses. Essa raiz é fonte de fibras e não possui glúten, pode crescer em solos pobres e sem presença de água. A mandioca é rica em vitaminas A, B1, B2 e C, em quantidades maiores que a batata por exemplo, além de possuir cálcio, ferro e fósforo. Ótima fonte de energia, dà saciedade e auxilia no trânsito intestinal, além de ter ação antioxidante e anti-inflamatória. Vale lembrar que seus carboidratos são liberados lentamente no corpo, o que não gera picos de glicemia, por isso a mandioca é super indicada para os diabéticos, desde que não seja acompanhada de outros carboidratos como o arroz, batata, macarrão... Ela pode ser usada cozida, frita, em forma de farinha, polvilho, e também como a deliciosa tapioca. A tapioca é muito nutritiva e pode ser uma boa substituta do pão no café da manhã por exemplo.
Remedio caseiro: Segundo a sabedoria popular o chá das folhas de mandioca seria um excelente remédio para doenças da pele, tipo " pano branco" ou seja micose. Para isso basta fazer um chá de 3 folhas para 250 ml de água e aplicar morno no local afetado, 1x por dia, durante o tempo necessário.
Rafaela Tillier- Naturopata e Auriculoterapeuta
*A Naturopatia é totalmente compativel com a alopatia. Nosso objetivo é agir na educação e prevenção em saúde. Esse post é meramente informativo e não tem nenhuma intenção ou pretenção de substituir um tratamento médical em vigor.